BALIZAMENTO DE PISTAS AEROPORTUÁRIAS

Os sistemas de balizamentos luminosos de pistas aeroportuárias constituem uma parte imprescindível da segurança e da proteção ao voo e apesar da presença de outros instrumentos não visuais para navegação aérea, todo piloto se apoia nos equipamentos de balizamento aeroportuário, seja no procedimento de aproximação para pouso, na decolagem ou no taxiamento para acesso as pistas e / ou pátios dos terminais.

As condições climáticas e operacionais de cada aeródromo definem as diversas categorias de operação, a configuração, a complexidade e o desempenho de cada sistema são específicos para cada caso.

SINALIZAÇÃO DE OBSTÁCULOS

Equipamentos de sinalização são fundamentais na identificação de obstáculos, tais como torres de telecomunicações e edificações. Através da instalação de sistemas luminosos é resguardada a segurança tanto dos obstáculos quanto das aeronaves e de seus tripulantes em voo.

SISTEMA VISUAL DE DECOLAGEM DE AERONAVES

Equipamentos de sinalização visual são utilizados para auxilio aos procedimentos de estacionamento das aeronaves nos aeroportos. Tais sistemas são interligados aos demais sistemas aeroportuários facilitando o fluxo de informações e controle de utilização das posições de embarque / desembarque.

SISTEMA DE SUPERVISÃO, CONTROLE E GERENCIAMENTO

O sistema de gerenciamento é composto de um conjunto de hardware e software que supervisiona e controla o funcionamento das instalações aeroportuárias e o integra às operações das empresas aéreas e da torre de controle de aeronaves.

Este sistema também permite: a emissão dos bilhetes de embarque, etiquetagem de bagagens, informação dos voos, informação de hora e data, controle de acesso, controle de temperatura do terminal, controle do consumo de energia elétrica e muitas outras facilidades são funções gerenciáveis por este sistema.

Através das informações coletadas são gerados relatórios gerencias, tais como: fluxo de passageiros, número de bagagens, destinos mais utilizados, tipo de aeronave utilizada e tempo de embarque de forma a maximizar os recursos disponíveis no terminal.

SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE MASSA

O Sistema de Notificação de Massa é projetado para proteger, alertar e informar pessoas em uma emergência (desastres naturais, desastres industriais, terrorismo, explosões, blackouts, controles de multidão, etc.)

Através do envio de mensagens de textos, via SMS, email, sistema de discagem automática, alertas em computadores e outros meios de alarme por comunicação visual e sonora a informação é transmitida em tempo real a equipe de Emergência (segurança, polícia, bombeiros, defesa civil, hospitais e médica) e orientações aos milhares de cidadãos do que fazer em resposta a uma ameaça.

O sistema pode também ser usado em situações de não emergência para controle de multidões em grandes eventos (festivais, posses presidenciais e jogos em grandes estádios) através de sistemas de aviso externo por áudio de grande potência e visual.

SISTEMA DE TRANSPORTE DE BAGAGENS E CARGAS

Conhecido também como “Bagage Handling System” (BHS), é dos mais complexos sistemas em um aeroporto. Tem como função receber as bagagens/cargas nos diversos balcões de check in e entrega-las nas posições onde se encontram os aviões para seu embarque e ao mesmo tempo as receber dos aviões e entrega-las nos distintos carrosséis de restituição de bagagens.

São estruturas compostas por correias, roletes, servomotores e vários sensores que são montados ao longo de todo o terminal de passageiros interligando os balcões de check in a todas as posições de aeronaves. Junto a estas estruturas são instalados balanças, equipamentos de raios X, detectores de explosivos e demais equipamentos de segurança.

Seu projeto deve ser desenvolvido em conjunto ao de arquitetura do terminal de modo a otimizar os benefícios e a eficiência do sistema.

Contato

Rua Bandeira Paulista, 716 / Conj 111 e 112
04532 - 002 - Itaim Bibi - São Paulo/SP
55 11 3140. 0700
contato@ebco.com.br